Seis dúvidas sobre automação residencial

Montar uma casa inteligente já é uma realidade no Brasil. Os produtos conectados estão cada vez mais acessíveis, e os usuários podem aproveitar diversas funcionalidades que prometem facilitar o dia a dia, incluindo a economia de energia. De lâmpadas smart até ar-condicionado com controle via web.
Atualmente, já existem mais de 300 mil casas com algum tipo de automação no país e a expectativa da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial) é que a tecnologia chegue a dois milhões de residências em dois anos. Se você está pensando em modernizar sua casa, a Htec Multimídia pode ajudar a responder algumas dúvidas. Confira a seguir seis coisas que você precisa saber para transformar seu lar em uma casa do futuro.
O que é preciso para conectar sua casa?
Uma das principais funcionalidades que as casas smart oferecem é a possibilidade de controlar todas as funções a partir de um dispositivo central. Com seu smartphone, tablet ou até mesmo PC, o usuário pode ajustar a temperatura do ar, acionar uma cafeteira e até regular quando as luzes de casa vão acender.
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2018/05/14/ar-condicionado-wi-fi-samsung.jpg)
Casas inteligentes exigem uma boa conexão de rede Wi-Fi — Foto: Divulgação/Samsung
Quais tipos de aparelhos são usados em uma casa smart?
Os itens mais comuns de casas inteligentes são as lâmpadas smart. Esses dispositivos podem ser controlados de maneira remota e permitem ao usuário ajustar luminosidade, cor e rotina de funcionamento. Conforme a tecnologia avança, novas possibilidades são criadas. Em uma casa completamente integrada, por exemplo, é possível controlar o ar-condicionado, programar o funcionamento de determinado eletrodoméstico, habilitar e desabilitar tomadas e até mesmo abrir a porta de casa ou portão da garagem diretamente de um smartphone conectado.
Qualquer casa pode ser smart?
A principal exigência de uma casa inteligente, é uma conexão Wi-Fi que possibilite a comunicação dos diversos dispositivos. Desse modo, desde que o ambiente tenha uma boa infraestrutura de rede, já é possível iniciar um processo de automatização dos itens. Assim, podemos concluir que sim, qualquer casa pode se tornar uma casa inteligente.
Por que a economia de energia é uma das vantagens de ter uma casa inteligente?
As casa inteligentes têm dispositivos que permitem ao lar entender quais são as necessidades e a rotina dos usuários. Desse modo, a residência pode controlar a iluminação de forma automática, por exemplo, de modo que as lâmpadas não fiquem acesas quando não houver pessoas no ambiente. Tomadas inteligentes também podem interromper o consumo de eletrônicos em stand-by, fazendo com que o usuário não desperdice energia com aparelhos que não estão sendo utilizados. Uma casa completamente conectada à Internet permite ainda desligar dispositivos de forma remota.
Quais são as outras vantagens das casas inteligentes?
Além da economia de energia e da comodidade para controlar as funções mesmo quando estiver na rua, ter uma casa inteligente pode ser uma maneira interessante de aumentar a segurança do seu lar. É possível utilizar sistemas de monitoramento inteligentes que enviam mensagens sempre que algum evento ocorrer, mantendo o usuário ciente do que acontece em casa sem a necessidade de contratar uma empresa de segurança.
Além disso, é possível liberar acessos remotamente para atender algum familiar que esqueceu a chave ou uma visita que chegou inesperadamente, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/F/H/o8Is73RdA0ufoCotnCEg/smart-lock.jpg)
Desbloqueie a fechadura da sua casa até com um smartphone — Foto: Reprodução/Kwikset
Casas conectadas podem ser hackeadas?
Sim. Como todo sistema integrado, as casas conectadas também precisam ser equipadas com recursos de segurança que possam inibir a invasão de hackers. Por isso, é importante que itens como sistemas de monitoramento ou mesmo controle de acessos sejam configurados por profissionais experientes. Assim, fica mais fácil prevenir uma possível invasão, deixando o que é de maior sensibilidade seguro.
Para saber mais, entre em contato com a Htec Multimídia e acompanhe nosso site.